sexta-feira, 1 de maio de 2009

A importância da História

Apesar de ser uma pessoa fascinada pelos fatos relatados na História da humanidade, tenho que admitir ser muito bem possível viver sem saber quem foi o “descobridor” do Brasil (Pedro Álvares Cabral, caso ainda reste alguma dúvida),que GV significa muito mais que uma faculdade ilustre ou ainda que o fato daquele bairro no centro da cidade de São Paulo cheio de japoneses e bugigangas legais existir se deve,em partes, a uma grande imigração iniciada há cerca de 100 anos(para quem não conhece esse bairro,pense na relação entre a simpática senhora oriental que vende pasteis na feira da sua região e a imigração mencionada.Consegue imaginar então por que tem tanto feirante oriental?).

É certo que esse tipo de desconhecimento,quando revelado perante alguma pessoa, pode gerar risos e até um certo desdém por parte de quem ouve,mas risos e olhares desconcertantes são muito bem superáveis.No máximo, a pessoa ganha um novo apelido e ainda aprende que o Lula não foi o descobridor do Brasil,embora possa ser o seu messias!

Aliás, este último personagem citado, nosso presidente, prova que é grande a chance de ser uma pessoa de grande influência sem ter grandes conhecimentos da História. Então, caro leitor, não se preocupe se você passou longe dos manuais de História do Brasil durante sua aventura de pré-vestibulando ou mesmo na época das calças curtas, você ainda pode ser um engenheiro muito bem sucedido (quem sabe um presidente?). É claro, dizem que ser japonês ajuda nessas horas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário